O I ENLIC Centro-Oeste, acontecerá em Cuiabá/MT,  de 26 a 28 de fevereiro de 2025.

O papel das licenciaturas na formação docente: desafios e perspectivas

                                                            
                                                     
   

Nos últimos anos, temos assistido constantes ataques a educação pública brasileira, principalmente após a aprovação da contrarreforma do ensino médio, da Base nacional Comum Curricular, e das Resoluções 02/2019, Definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), e Resolução 01/2020, que Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Nesse cenário, os cursos de Licenciatura das IES brasileiras passam extremas e severas modificações, fato que afeta diretamente a formação docente em nível básico, superior e na educação continuada, e apresenta um quadro de grande evasão, principalmente nos cursos de formação de professores e professoras para a educação básica. 
Sob essa ótica, a temática da educação passa então a ser tema primordial de debate, principalmente na questão da formação de professores em nível superior, e de como estes contribuem para a formação de seus alunos. Em atendimento a esse novo paradigma, A Universidade Federal de Mato Grosso, terá a honra em sediar a 1ª Edição do ENLIC -CO - ENCONTRO DAS LICENCIATURAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE, um evento realizado pelo FORPIBID-RP - Coordenação da região Centro¬ Oeste, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, PROEG/CFD, e terá como objetivo o debate acerca das licenciaturas, a docência, juntamente com o II Seminário integrador do programa PIBID da UFMT, valorizando principalmente as experiências dos (as) estudantes, Coordenadores de Área e professores das redes de ensino, atores que estão diariamente dentro das escolas lidando com suas práticas e metodologias. As apresentações orais, e as mesas temáticas que abordarão diversas temáticas do cenário educacional brasileiro, proporcionando principalmente ao futuro docente, um espaço para debater temas importantes dentro do contexto educacional, permitindo que ele, por meio de suas experiências, possa analisar a realidade social em que vive, ressignificando-a e trazendo contribuições para a escola e para os alunos da educação básica. 
Venha você também fazer parte desse momento de debate e construção coletiva.

Nosso encontro será na UFMT - Cuiabá

Cuiabá - MT

Cuiabá, capital de Mato Grosso, é conhecida como a “Porta de Entrada da Amazônia” e encanta por sua rica combinação de cultura, natureza e história. A cidade é ponto de partida para o Pantanal, com sua biodiversidade exuberante, e para a Chapada dos Guimarães, famosa por suas cachoeiras e paisagens deslumbrantes. O Centro Histórico de Cuiabá preserva construções coloniais e oferece um mergulho no passado, enquanto a culinária local surpreende com pratos como mojica de pintado e pacu assado. Com clima quente e uma vibrante vida noturna, Cuiabá oferece uma experiência acolhedora e autêntica no coração do Brasil.

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Cuiabá

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, é o destino ideal para quem busca uma formação de excelência em um ambiente dinâmico e inspirador. Localizada no coração de Cuiabá, a UFMT se destaca pela infraestrutura moderna, corpo docente altamente qualificado e uma ampla oferta de cursos em diversas áreas. Além de laboratórios de ponta e bibliotecas completas, o campus promove intercâmbio de ideias em espaços de convivência. A universidade também é um centro cultural ativo, com eventos, o Cineclube Coxiponés e o Museu de Arte e Cultura Popular. 

Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

O papel das licenciaturas na formação docente: desafios e perspectivas